Sede das Atividades
As atividades são realizadas nas sedes das universidades com as quais o instituto mantém convênios.
Nessa ordem de ideias, o Doutorado em Direito é oferecido atualmente na Faculdade de Direito da Universidade Nacional de Mar del Plata.
![Facultad_01.jpg](https://static.wixstatic.com/media/0ae5b1_29ad806a4aaa471b84e33b27e4c86b5f~mv2.jpg/v1/fill/w_596,h_315,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Facultad_01.jpg)
A finais da década do 50 e princípios dos 60, a cidade de Mar del Plata se encontrava em um dos seus períodos mais notáveis de expansão, graças a duas atividades que se complementavam e se davam mútuo impulso: o turismo e a indústria da construção. Este crescimento económico foi acompanhado pelo desenvolvimento de uma forte atividade empresarial que se concentrou na União do Comércio, Indústria e Produção (UCIP), entidade que não focou a sua ação apenas a nível setorial e que aderiu às solicitações da comunidade na busca da melhoria do nível educacional da região e através da criação de uma Universidade Pública para obter um diagnóstico preciso das mudanças econômicas e sociais que a cidade teve que enfrentar a médio e longo prazo.
Assim, a UCIP teve uma atuação destacada na formação da Universidade da cidade de Mar del Plata, pois atuou a pedido especial do Ministro da Educação da Província de Buenos Aires, Dr. Ataúlfo Pérez Aznar, como entidade organizadora entidade da Primeira Assembleia para constituir a Comissão Cooperante da Universidade Provincial. Desta forma, através do Decreto nº 11.723, de 19 de outubro de 1961, o Poder Executivo da Província de Buenos Aires criou, dependente do Ministério da Educação, a Universidade da Província de Buenos Aires, estabelecendo como objetivo a formação de profissionais, nas diferentes disciplinas científicas, técnicas e humanísticas.
Em 1962 o poder legislativo provincial confirmou a sua criação. Em 1975, foi aprovado o acordo assinado em agosto de 1974 entre o Ministério da Cultura e Educação e o Governo da Província de Buenos Aires declarando a nacionalização da Universidade Provincial (Decreto 967 do Poder Executivo Nacional). Através da Lei nº 21.139 sancionada em 30 de setembro e promulgada em 27 de outubro do mesmo ano, foi criada a atual Universidade Nacional de Mar del Plata. Nossa Universidade foi criada com base na Universidade Provincial e foi unida pela incorporação da Universidade Católica "Stella Maris" de Mar del Plata. Desta forma, a Universidade Nacional foi integrada pelas seguintes Faculdades e Escolas: Arquitectura e Urbanismo, Ciências Agrárias, Ciências Económicas, Engenharias, Humanidades, Direito, Turismo e a Faculdade de Ciências da Saúde. Nesse mesmo ano, por Resolução da Reitoria, o Departamento de Esportes e Educação Física foi transformado em Instituto de Educação Física e Esportes, e a Escola de Letras passou a ser o Departamento de Letras dependente da Faculdade de Letras, além disso, foi criada a carreira de Enfermagem
A faculdade de Direito
A Universidad Nacional de Mar del Plata foi criada no 1º de Outubro de 1975 sobre a base da Universidad Provincial e sobre a incorporação das carreiras que provinham da Universidad Católica Stella Maris (Lei 21.139).
A chegada da ditadura militar em 1976 significou um duro golpe para o desenvolvimento das atividades universitárias. Por Resolução Ministerial n.º 150, foi criada a Faculdade de Direito com base na licenciatura em Direito da antiga Universidade Católica, embora a admissão à mesma tenha sido suspensa até ao ano seguinte, estabelecendo uma quota de 50 alunos, quanto aos restantes cursos universitários.
Desde 1997 a Faculdade está localizada na Rua 25 de Mayo, 2855. Nossa universidade oferece carreiras de Leiloeiro, Corretor e Avaliador Público, Direito, diversos cursos de pós-graduação e extensão, carreiras de especialização e Doutorado em Direito.
A partir de 2019, foi implementado o novo Plano de Estudos para a Profissão Jurídica aprovado pela OCS nº 464/18. O novo plano reflete o resultado de um complexo processo reflexivo que leva a repensar um desenho e desenvolvimento curricular atento às mudanças sociais, econômicas, culturais e às grandes modificações legislativas dos últimos anos.
Nossos graduados em Direito terão as habilidades e a formação necessárias para atuar em diferentes campos da esfera social, desenvolvendo um senso de responsabilidade individual e coletiva, adequado à formulação de soluções jurídicas novas, criativas e superiores, capazes de decidir conflitos com estratégias modernas, livres de um sistema de ideias e conceituações pré-estabelecidas, dogmáticas e inalteráveis.