![](https://static.wixstatic.com/media/0ae5b1_6b4d912f6c454ce8b73a6e188ab852cd~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_623,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/0ae5b1_6b4d912f6c454ce8b73a6e188ab852cd~mv2.jpeg)
O processo para validação de diploma brasileiro no exterior é mais simples para os países do Mercosul. Isso porque foi assinado um acordo que simplifica a validação do documento em países do bloco. Sendo assim, o processo não precisa mais de uma avaliação acadêmica e de análises específicas. É necessário apenas uma verificação documental.
Como validar o seu diploma brasileiro no exterior?
O diploma do ensino superior tem validade em território nacional. Sendo assim, se você deseja que seu diploma seja aceito em países do exterior, você deve realizar a validação do mesmo em conjunto ao governo brasileiro e do local do destino que você deseja.
Para realizar o processo de validação do seu diploma, você terá que fazer o apostilamento de Haia e uma tradução juramentada. Entenda abaixo como funciona cada etapa do processo de validação do diploma brasileiro no exterior:
Apostila de Haia
A Apostila de Haia começou a vigorar no Brasil no ano de 2016. Seu objetivo é facilitar a tramitação para a validação do diploma brasileiro para países do exterior. O certificado se originou na Convenção de Haia sobre a legalização de documentos estrangeiros, que aconteceu em 1961. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é o responsável por coordenar e regulamentar a aplicação da Convenção da Apostila da Haia. Tem o objetivo de agilizar e simplificar a legalização de documentos entre os 125 países signatários, permitindo o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil.
A Apostila de Haia é um certificado de autenticidade emitido pelo governo brasileiro para os documentos apresentados no processo. Esta autenticação só pode ser realizada em cartórios específicos. Este processo é muito parecido com o reconhecimento de firma, e é realizado na hora.
Um fato importante é que o carimbo do cartório não tem data de validade. Dessa forma, você pode utilizar o documento sempre que precisar, sem se preocupar com seu “vencimento”.
Algumas dúvidas frequentes:
O documento apostilado precisa ser original?
Não. Cópias autenticadas também podem ser apostiladas.
Quanto custa a Apostila e quais as formas de pagamento cabíveis?
A forma de pagamento é de responsabilidade, exclusivamente, de cada cartório prestador do serviço. Nos termos do artigo 18 da Resolução CNJ 228/2016, “Os emolumentos corresponderão, para cada apostila emitida, ao custo de Procuração Sem Valor Declarado, segundo os valores vigentes em cada Estado da Federação”.
Em que cartório posso apostilar meu diploma?
Acesse o buscador no site do Conselho Nacional de Justiça:
Espera! e a tradução juramentada?
Precisa ser feita por um Tradutor Público e legalizada no Colegio de Traductores de la República Argentina; para descomplicar os trámites aos ingresantes, oferecemos esse serviço também. Consulte-nos!
Mais detalhes e documentos:
Comments